quinta-feira, 10 de junho de 2010

EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI

HISTÓRICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ALEXANDRE ANTONIOLLI – FAXINAL DOS GUEDES

Em 1940, começaram a chegar as primeiras famílias de colonizadores à esta região, oriundas do Rio Grande do Sul, dentre as quais Alexandre Antoniolli, que aqui se instalou e começou a trabalhar. Em 1958 foi eleito o primeiro Prefeito do município. Seu mandato durou até 1959.
A escola foi fundada em 1977. Funcionou em um antigo Soque por 2 anos ( 1977 a 1979 ) como Escola improvisada e não possuía nome. Era mantida pelo município, porém, a professora era remunerada pelo estado. As aulas tiveram início em abril e maio do ano citado com 45 alunos, tendo como professora Salete Giordani. Depois com o aumento de números de alunos para 70 veio a trabalhar a professora Noeli Barella.
Na data de 23 de novembro de 1977, o Senhor Antonio Rosa da Silva doou um terreno de mil metros para a construção da escola, na rua 20 de Janeiro N. 1236, no Bairro Rosa. No entanto, o Prefeito na época Sr. Oreste Debortolli Faita ( 1977 a 1983 ), achando ser pequena a extensão para a construção pretendida, comprou mais um mil e quatrocentos metros da mesma pessoa. Em seguida foi construído o prédio escolar.
Em 1980 passou a funcionar como Escola Básica Alexandre Antoniolli, sendo regulamentada pelo Parecer Nº 182 de 09 de Junho de 1981. Recebeu este nome em homenagem a Alexandre Antoniolli, primeiro Prefeito do Município.
A escola passou a integrar a Rede Oficial de Ensino do estado pelo Decreto N.º 30629 de 20/10/86, que determinou a Estadualização da Escola.
Em março de 1987 passou a pertencer a Rede Estadual de Ensino, em todos os setores de manutenção, tendo como primeira Diretora a Sra. Irone Maria Cassol.
Em 2000, pela Portaria E/017/SED de 28/03/2000, passou a denominar - se Escola de Ensino Fundamental Alexandre Antoniolli.
Hoje a escola é composta por alunos provenientes deste e de outros bairros vizinhos. Atende o ensino Regular e nas séries iniciais funciona em período integral.
O trabalho coletivo desenvolvido pelos professores e funcionários, agregado aos demais segmentos, de forma dinâmica e democrática representa e orienta a vida da escola.
                       

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